terça-feira, 10 de abril de 2012

MARLENE SOCCAS


PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIQUE AQUI.

Marlene Soccas (Criciúma-SC), 78 anos, dentista, presa em 1970 aos 35 anos em São Paulo, onde conheceu Dilma Rousseff.

Devido a sua história de luta por mudanças nesse nosso país, ela foi convidada para conversar com os professores em greve na cidade de Cocal do Sul, em abril de 2012.

Algumas frases que ela proferiu:

Os trabalhadores enfrentam o patrão capitalista que não admite qualquer redução na sua taxa de lucros. O Estado também é capitalista.

Salário mínimo não devia existir. Eu acho que é vergonhoso.

Eu como dentista cobro o que eu quiser. Mas os trabalhadores das empresas não podem dizer qual é o preço do seu trabalho. O preço do trabalho de um professor não tem preço... Vocês valem muito e o salário de vocês deveria ser um dos mais altos do Brasil.

O pior de tudo é a Ditadura dentro de nós.

Toda a sociedade aprendeu a ler e a escrever com quem? Com os professores!!!!

PALAVRAS DA DRA. MARLENE SOCCAS

Caríssim@s amig@s.

Fui convidada para participar de uma manifestação dos Professores da cidade de Cocal do Sul, em frente à Prefeitura, em função da greve que eclodiu na cidade.
O discurso foi mais longo, ainda falei da importância da Unidade de TODOS os trabalhadores em suas lutas particulares,de Todas as Categorias de Trabalhadores, umas apoiando as outras. E fiz uma sugestão aos sindicalistas presentes, pertencentes à CUT, que sugerissem às catergorias que representavam, para que abrissem mão de algumas horas trabalhadas, ou um dia de trabalho, para se juntarem aos Professores, iniciando, naquela Praça, o embrião da Unidade da Luta de todos os trabalhadores.
Meu terceiro ponto de discussão foi sugerindo aos Professores que não lutem dentro do sistema Capitalista, não lutem dentro do pensamento reformista, porque o sistema capitalista não tem mais nada a oferecer à sociedade. E que, a luta reformista significaria que, de tempos em tempos, eles estariam, novamente, naquela praça, de pires na mão, lutando, nada mais nada menos do que PELA APLICAÇÃO DE UMA LEI EXISTENTE e que a luta deveria ser encaminhada para uma luta de transformação social.
É claro que o vídeo ficaria longo. Mesmo assim, valeu. Os Professores de Cocal do Sul estão de parabéns pela greve histórica, sendo a primeira, entre os Professores, que acontece naquela pequena cidade do interior de Santa Catarina.
Um grande abraço a tod@s, Marlene Soccas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário